"A FEIRA CONTINUA NOVA APESAR DE SEXAGENÁRIA"

FEIRA NOVA-SE:
A cidade de Feira Nova, distante 104 quilômetros da capital, nasceu de uma feira de trocas de animais criada por comerciantes na década de 30. O objetivo era evitar que os habitantes saíssem para fazer suas compras em cidades vizinhas e fossem atacados pelo bando de Lampião, o cangaceiro mais temido do sertão. A denominação marcou tanto que foi mantida após a emancipação do município, ocorrida em 1963.
O povoado surgiu de uma fazenda chamada Logrador (Logradouro). Parte das terras, a maioria pertencente a Domingos Dias de Souza (Domingo Bolachão), foi adquirida por José Alves de Queiroz (Fifio), que passou a habitar no pequeno povoado onde já residia José Lino de Souza, um comerciante de peles de animais. Fifio teve a idéia, junto com José Lino de Souza, de montar uma bodega e transformar parte daquele ambiente em um pequeno centro de troca e venda de gado e couro.
Na época, os moradores da redondeza faziam as compras nas feiras das cidades vizinhas, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora das Dores. Eles viviam aterrorizados com as histórias de atrocidades praticadas pelo bando do cangaceiro Lampião, que rondava a região e tomava as mercadorias dos feirantes. Por causa disso, com a colaboração de comerciantes destemidos de Glória e Dores, a feira livre foi implantada no próprio povoado.

Início da feira
Segundo o ex-recenseador Hermógenes Leite Queiroz, 69 anos, seu tio Fifio montou num burro e saiu convidando feirantes e moradores de toda a região para participarem da feira que teve início no dia 12 de março de 1939. “Começou pequena, mas depois cresceu muito e ficou bem maior do que é hoje”, lembra ele.
A pequena feira iniciada no meio do mato, com a oferta de poucos animais, gêneros alimentícios e a indispensável farinha de mandioca, aos poucos foi se transformando num local de passatempo. Todos eram convidados para ver essafeira nova que surgia entre os dois municípios.
Esse fato exerceu grande relevância para que, após alguns anos, Antonio dos Reis Lima, prefeito de Nossa Senhora das Dores, na época sede do povoado, implantasse alguns órgãos públicos no conhecido Logrador, a exemplo do mercado e da delegacia.
O rápido crescimento do pequeno povoado contribuía para que a comunidade reivindicasse o direito de independência, conseguida através da Lei nº 1.211 de 18 de outubro de 1963, que criou o município de Feira Nova e elevou o povoado à categoria de cidade.
Seu território foi desmembrado dos municípios de Cumbe e Nossa Senhora das Dores, cuja instalação dos poderes Executivo e Legislativo ocorreu em 28 de fevereiro de 1965. Feira Nova teve como primeiro prefeito Manoel Vieira Santos (Fiinho).

Ecônomia e Tradições

Banhado pela Bacia do Rio Sergipe e alguns mananciais como os riachos Salgado e Doce, o município era considerado um grande produtor de algodão na região, possuindo, inclusive, uma grande fábrica de beneficiamento desse produto, desativada pelo poder público há alguns anos. Essa indústria foi responsável pela geração de muitos empregos no município.
Na indústria, a geração de empregos fica a cargo das fábricas de laticínios e panificações, com produtos de boa qualidade. Enquanto isso, o rendendê vai fazendo história e mantendo uma das velhas tradições no comércio.
Os costumes populares foram copiados das primeiras famílias a habitarem o município, tais como: visitar a cruz do Itapicuru na Sexta-Feira Santa, acompanhar a via-crúcis percorrida pelos penitentes durante a quaresma e reunir os cavaleiros da redondeza para um grande casamento caipira na noite de São Pedro.

As principais festas e atrações turísticas resistem desde o surgimento da cidade. São elas: Santos Reis, padroeira Nossa Senhora das Graças, festas juninas, vaquejada.

Feira Nova hoje
Região: Sertão
Distância de Aracaju: 104 km
População estimada: 5.595 [2016]
Atividade econômica: Pecuária (bovinos, suínos, caprinos e aves), agricultura (milho, feijão) e comércio.
Fonte: Cinform - Caderno dos Municípios – História dos Municípios

Av. Cônego Miguel Barbosa,356 - - Feira Nova/SE - (79)3313-1107 - www.feiranova.se.gov.br